O CONTEXTO DA ATENÇÃO À SAÚDE INDÍGENA NO BRASIL
Palavras-chave:
Saúde indígena, Contexto, Brasil, EnfermagemResumo
A atuação na saúde indígena transporta a equipe de saúde para uma realidade muito diversa daquela de sua formação pessoal e profissional, especialmente no se refere às diversas culturas, etnias e leis específicas. Legislação que rege as questões indígenas, e que de certa forma modela a atenção a saúde destinada a essas populações. Este estudo propõe identificar, sintetizar e analisar os aspectos contextuais da atenção à saúde indígena no Brasil em 2008 e 2009. Trata-se de uma revisão integrativa que versa sobre a atenção a saúde indígena no Brasil com busca de artigos nos bancos de dados eletrônicos, SCIELO e LILACS usando o descritor 'saúde indígena', tendo como referencial teórico a análise contextual em quatro dimensões interativas (imediato, específico, geral e metacontexto). A amostra final foi composta por nove artigos que foram analisados de acordo com o contexto abordado. Os resultados mostraram que as condições de vida e saúde dos povos indígenas ainda são precárias levando a equipe a agir em um contexto imediato para atender as necessidades pontuais da população. Apesar de ter uma política ideal e disponibilidade de recursos, a atenção indígena esbarra nos problemas de gestão e a falta de uma política transversal.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).