OS PROGRAMAS PARA A “TERCEIRA IDADE” E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO SIGNIFICADA DO QUE É VELHICE
Palavras-chave:
Velhice, grupo da terceira idade, representações sociaisResumo
Com o presente estudo objetivamos investigar o significado de “ser velha” entre as mulheres, que participam de grupos da 3ª idade. Trata-se de uma pesquisa empírica, não sistematizada. O instrumento de investigação foi a observação e a pergunta chave “o que a senhora é” diante da negação: eu não sou velha. Os dados foram coletados em diferentes cenários, proporcionados pela nossa posição de docentes. Organizamos as informações em duas categorias de análise: ser velha na visão das mulheres de uma instituição de longa permanência e ser velha na visão de mulheres que participam dos grupos de convivência. A análise mostrou que na instituição de longa permanência a velhice está no outro, ou seja, no homem e na mulher que o “eu” não quer ser. Nos grupos de convivência a velhice é categoricamente negada e escamoteada em imagens de mulheres que estão na fase do climatério. As representações sociais são ancoradas na imagem do “eu” que quero ser: naquela mulher que dança, imita Carmem Miranda e fala em sexo. Diante da frase “eu não sou velha” só obtivemos duas respostas: “sou jovem” e “Não sei... só sei que velha eu não sou”. Concluímos inferindo que os programas em questão favorecem a imagem de uma velhice ativa, mas não evoluíram na desmistificação da mesma.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OS PROGRAMAS PARA A “TERCEIRA IDADE” E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO SIGNIFICADA DO QUE É VELHICE. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3170