O EVENTO DE UMA DOENÇA COMO A AIDS E O SISTEMA DE CRENÇAS: UM OLHAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Palavras-chave:
Representações sociais, AIDS, CrençasResumo
O presente estudo teve como objetivo compreender e refletir os conteúdos simbólicos e as crenças que envolvem o itinerário terapêutico do portador do Human lmunnedeficiency Vírus (HIV). Adotamos os pressupostos da Teoria das Representações Sociais elaborada por Serge Moscovici(1987) e as contribuições da Teoria do Núcleo Central proposta por Jen- Claude Abric (1994). A amostra constituiu-se de 13 pacientes, sendo 06 doentes, que no momento da pesquisa estavam internados, e 07 portadores do HIV, que receberam atendimento ambulatorial no decorrer da pesquisa, e de seus familiares, perfazendo um total de 28 entrevistados, respeitados os preceitos éticos da Res, nº 196/CNS/1996. Ao representar a Aids como MORTE os sujeitos da pesquisa demonstram, ao mesmo tempo, partilhar um sentido coletivo e individualizado, mostrando que essas dimensões do real não se opõem, pois estão ancoradas no sistema de crenças.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O EVENTO DE UMA DOENÇA COMO A AIDS E O SISTEMA DE CRENÇAS: UM OLHAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3791