O EVENTO DE UMA DOENÇA COMO O CÂNCER: O OLHAR REPRESENTACIONAL DAS MÃES DE CRIANÇAS ACOMETIDAS
Palavras-chave:
Enfermagem pediátrica, Criança, Relação mãe-filho e FamíliaResumo
O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivos identificar os sentimentos que perpassam o cotidiano das mães durante o período de diagnóstico e tratamento de seus filhos com câncer. O câncer infantil atinge mais de cinco mil crianças e adolescentes em nosso país, levando a mais de dois mil óbitos por ano nas idades de 0 a 19 anos, verificando-se um progressivo aumento de casos. As mães, na maioria dos casos, que acompanham os filhos desde os primeiros sinais e sintomas, passando pela a angústia da confirmação do diagnóstico e durante todo o tratamento da doença, estando freqüentemente lidando com o desgaste físico e emocional. Os dados do estudo foram obtidos através de pesquisa nas bases de dados da USP, UNICAP, LILACS e SciELO, durante os meses de março e abril de 2008. Os artigos foram selecionados e agrupados em quatro categorias: 1) o olhar das mães diante do diagnóstico de câncer; 2) sentimentos das mães vivenciados durante o tratamento; 3) sentimentos das mães após o tratamento; 4) teoria das representações sociais inseridas nesse contexto. Conclui-se que ter um filho com câncer é viver sempre envolvida por sentimentos de: medo, tristeza, incertezas, ansiedade, temor, entre outros. Sendo necessário, portanto, por parte dos profissionais que atuam nessa área, a realização de uma assistência integral de apoio a essas mães no decorrer de toda essa trajetória, procurando propiciar a essas mães uma melhor compreensão de suas participações nesse contexto.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O EVENTO DE UMA DOENÇA COMO O CÂNCER: O OLHAR REPRESENTACIONAL DAS MÃES DE CRIANÇAS ACOMETIDAS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3119