JOGO TRIPLO DA MULHER, MÃE E ACADÊMICA DE ENFERMAGEM – CONSTRUINDO O SIGNIFICADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
enfermagem, mulher, mãeResumo
Ser mulher foi percebido gradativamente, pelo próprio amadurecimento. A distinção entre o que era ser mulher e ser homem foi explicitado no convívio com a família, em função do que era permitido ou negado à mulher. Assim a maternidade é um evento importante na vida de toda a mulher. É onde os diversos papéis por ela assumidos (mulher, mãe e acadêmica de enfermagem) entram em conflito, ora prevalecendo um ou outro, obrigando-a a "conciliá-los". Dessa forma, este estudo teve como objetivo apreender o significado de ser mulher, mãe e acadêmica de enfermagem, para acadêmicas de enfermagem de uma instituição de ensino superior particular em uma cidade do norte paranaense. Foi um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, especificamente um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada no período de 15 a 20 de setembro de 2003. O instrumento usado para tal foi constituído de 3 questões norteadoras. Os participantes da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da referida instituição. Foi feita a análise interpretativa dos dados e foram identificadas as seguintes categorias para o significado de ser mulher, mãe e acadêmicas: sentimentos, emoções e responsabilidade. A faixa etária das entrevistadas variou de 21 a 46 anos, a maioria têm 3 filhos, são casadas e deixam os filhos com familiares.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).