INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM GERIÁTRICA AO IDOSO FRAGILIZADO
Palavras-chave:
Enfermagem Geriátrica, Idoso Fragilizado, Assistência De EnfermagemResumo
Trata-se de um estudo descritivo do tipo revisão de literatura, realizado através de levantamento bibliográfico acerca da temática fragilidade no idoso, nas bases de dados eletrônicas LILACS e BDENF. Foram encontrados, respectivamente, 355 e 102 artigos, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, atingiu-se um corpus de 95 estudos. Houve predomínio da abordagem qualitativa no descritor "enfermagem geriátrica" e quantitativa no descritor "idoso fragilizado", sendo identificados vários referenciais teórico-metodológicos. Os objetos mais estudados foram: profissionais de enfermagem e a gerontologia, seguidos de assistência hospitalar a idosos, Idoso e a convivência social, quedas em idosos e o idoso e a realização das AVD. Com base nesses resultados, concluiu-se que há necessidade de aumento na produção de conhecimentos na Enfermagem em Atenção à Saúde do Idoso, uma vez que, para dar visibilidadea esta temática, faz-se necessário o reconhecimento desta especialidade enquanto área de atuação profissional.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).