CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A ASSISTÊNCIA DOMICILIAR E IDOSOS DEPENDENTES: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
assistência domiciliar, idosos dependentes, enfermagemResumo
O envelhecimento humano é um processo individual ou coletivo resultante de alterações biológicas, psicológicas e sociais. Esta realidade é conseqüência da diminuição dos indicadores de mortalidade e natalidade determinando aumento na incidência de doenças crônico-degenerativas, que podem levar à déficits funcionais, e consequentemente à dependência do idoso. Muitos idosos dependentes permanecem no domicílio com apoio de cuidadores e de profissionais para orientar a assistência prestada. Assim, o estudo objetiva analisar as tendências atuais das publicações e estudos desenvolvidos acerca da relação entre os idosos dependentes e a assistência domiciliar. Desenvolveu-se um estudo descritivo do tipo revisão de literatura, através de levantamento bibliográfico nas bases de dados eletrônicas da BIREME, a partir do título das publicações e através da relação teórica entre os descritores em ciências da saúde (DECS) "idosos dependentes" e "assistência domiciliar" e de um corte histórico que incluiu estudos publicados no período de 2005 a 2009. Foram encontrados 48 estudos, 46 na MEDLINE e 02 no LILACS. A maior parte foi publicada no ano de 2006 (35,42%), seguido do 2005 (27,08%) e 2008 (18,75%) Das publicações, 50% tiveram abordagem qualitativa; 60,42% foram publicados em inglês e 97,92% foram publicações em periódicos (jornais e revistas). As temáticas mais abordadas nos estudos foram a assistência de enfermagem a idosos acometidos por alguma patologia (37,14%); cuidadores e idosos dependentes no domicílio (14,28%); atendimentos voltados para problemas comuns aos idosos com atendimento no domicílio (11,43%). Assim, concluí-se que o envelhecimento é um assunto notório na atualidade, e só recentemente, houve um incremento da literatura, pois não há um número considerável de publicações sobre a temática, fato percebido ao cruzar os dois descritores "assistência domiciliar" e "idosos dependentes". Espera-se que esta revisão seja uma ferramenta que subsidie discussões, ajude na difusão desse conhecimento e tenha aplicabilidade na prática diária do profissional de saúde.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).