O PAPEL DO CUIDADOR FAMILIAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Enfermagem, cuidador familiar, idosos dependentes,Resumo
Atualmente, no Brasil, visualiza-se, cada vez mais, um quadro de idosos que adquirem morbidades e tornam-se dependentes, passando a necessitar, muitas vezes, de uma ou mais pessoas para suprir suas incapacidades funcionais no domicílio, de modo que possam realizar suas atividades da vida diária. Nesse sentido, buscando discutir e divulgar a bibliografia disponível sobre o cuidador do idoso dependente no domicílio, este estudo tem por objetivo identificar como o papel desempenhado pelo cuidador tem sido descrito na literatura atual. Trata-se de um estudo descritivo do tipo revisão de literatura, realizado através de levantamento bibliográfico acerca da temática cuidadores de idosos dependentes nas bases de dados eletrônicas LILACS e BDENF. Após aplicar-se os critérios de inclusão e exclusão, consolidou-se uma amostra de 41 estudos, dentre os quais, o enfoque temático mais abordado foi o referente ao "Cuidador do idoso com demência", seguido do enfoque "Perfil do cuidador de idosos", além de outros como o "Estresse no cuidador", Cuidador de idosos com câncer", "Cuidador de idoso na ILPI", entre outros. Ao final da análise desses estudos, percebeu-se que é essencial que sejam incorporadas ações, por parte da equipe de saúde da família que acompanhe idosos, cuidadores e suas famílias, que direcionem a relação do cuidado, promovendo a interação com a comunidade, a fim de evitar o dano físico e o isolamento social ao qual muitas vezes o cuidador e o idoso se submetem.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).