A ENFERMAGEM E O MODELO DE ADAPTAÇÃO DE ROY: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O propósito do estudo foi de identificar, na literatura, a tendência da aplicação da Teoria de Adaptação de Roy na enfermagem, especificamente quanto ao foco das experiências de aplicação na America Latina. O estudo é uma revisão integrativa das publicações indexadas nas bases de dados SCIELO, LILACS, ADOLES e BDENF, da Biblioteca Virtual de Saúde que focaliza na literatura em saúde da America Latina e do Caribe. O estudo foi realizado nos meses de junho e julho de 2008 usando o descritor “Teoria de Roy”. Os critérios de inclusão foram: a data da publicação de 1984 a 2008, menção da teoria como foco, e a disponibilidade do texto completo para análise. A amostra consistiu em 32 publicações que foram submetidos às técnicas de analise de conteúdo. Os resultados indicam que o numero de publicações relacionados à teoria aumentaram significativamente a partir de 1999. A maioria das publicações foram pesquisas nas áreas de saúde da mulher e de cuidados cirúrgicos. Concluimos que, em concordância com o propósito da teoria de Roy que focaliza no assistir ao indivíduo se adaptar a sua condição de saúde/doença, as publicações têm se centrado na adaptação do individuo em situações que requerem cuidados adaptativos na área de saúde da mulher e cirúrgica. Têm centrado na busca de conhecimentos sobre a efetividade da sua aplicação e menos na sua efetividade. Torna-se importante, assim, que a teoria seja mais divulgada entre os enfermeiros da prática e que estudos sejam realizados para avaliar os resultados na melhoria de saúde dos recipientes do cuidado.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).