ASPECTOS POSITIVOS E/OU NEGATIVOS VIVENCIADOS PELOS IDOSOS: A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM FOCO
Palavras-chave:
Idoso, Saúde da Família, Envelhecimento,Resumo
O momento demográfico por que passa a população brasileira se caracteriza por baixas taxas de fecundidade, aumento da longevidade e urbanização acelerada. Cabe a atenção do profissional da ESF à mudança do perfil populacional em sua área de abrangência, com o aumento progressivo da população idosa fruto da queda da fecundidade e redução da mortalidade em todos grupos etários. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualiquantitativa. O estudo em tela foi realizado em Sousa localizada no sertão paraibano. Os principais resultados indicam que, participaram deste estudo 36 idosos, caracterizados por uma maioria feminina com 83%, média etária de 69 anos. Na situação conjugal, os idosos casados foram predominantes com 44%, Observa-se que segundo 64% vivenviciar a velhice significa um período ruim. Em relação aos direitos, 81% destes mencionaram que são respeitados. Nota-se que para 67% dos entrevistados vê como, ponto positivo na ESF o atendimento que recebe. Já em aos aspectos negativos, 43% relataram não ter, 25% descreveu a falta de medicação. Conclui-se que, existe a necessidade de se implantar ações direcionadas aos idosos cadastrados nas ESF, considerando o aumento desse contingente populacional, as necessidades específicas e multidimensionais que os idosos apresentam e, principalmente, as propostas da ESF que devem ser centradas na promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento adequado e garantia de referência e contra-referência para os casos de maior complexidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-11
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ASPECTOS POSITIVOS E/OU NEGATIVOS VIVENCIADOS PELOS IDOSOS: A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM FOCO. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/337