NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E DE STRESS DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ULBRA, CANOAS, RS
Palavras-chave:
Atividade física. Estresse.Resumo
O presente estudo descritivo teve por objetivo determinar o nível de atividade física e de stress, de acordo com o sexo e idade dos funcionários e professores atuantes nos cursos de graduação da Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, RS, no ano de 2005. A amostra do estudo foi composta por 74 docentes e funcionários da Ulbra, Canoas, RS, de forma acidental. Os instrumentos utilizados foram o IPAQ versão curta e o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp (ISSL). As informações das fichas de coleta foram digitadas em um banco de dados, sendo este banco usado para realizar a análise estatística de forma descritiva (média, desvio-padrão, percentual e distribuição de freqüência) e aplicação do teste estatístico Qui- quadrado e Analise de variância pelo software SPSS 12.0. Após a análise dos dados pode-se concluir que dos 74 sujeitos investigados, 40% são insuficientemente ativos, 47 deles não possuem estresse; 18 estão na fase de resistência; 7 encontram-se na fase de exaustão e 2 na fase de alerta. Verificou-se através do teste estatístico Qui- quadrado que não existe associação significativa entre o nível de atividade física e a presença de estresse (p= 0,67) Também não existe associação significativa entre o nível de atividade física dos indivíduos que apresentaram estresse e sexo (p= 0,71). Não existe associação significativa entre o tipo de sintoma de estresse e cargo (p= 0,21). Utilizando-se a análise de variância, pode-se inferir que não existe diferenças significativa entre o nível de atividade física dos indivíduos que apresentaram estresse e idade média (p= 0,49).
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E DE STRESS DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ULBRA, CANOAS, RS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5322