CORRELAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS ADULTOS DA REGIÃO DO VALE DOS SINOS, RS.
Palavras-chave:
Controle alimentar, Atividade física, Hábitos saudáveisResumo
O presente artigo busca relacionar o estado nutricional com o nível de atividade física em indivíduos adultos da região do Vale do Sinos, RS. Neste estudo, de característica descritiva, com 965 sujeitos, de 18 a 80 anos, selecionados por conveniência, os sujeitos foram submetidos ao Questionário Internacional de Atividade Física versão curta e ao inquérito alimentar de 24h, para a identificação de hábito alimentar e consumo de macronutrientes, calculados através do programa Diet Win Profissional. Para a avaliação do estado nutricional utilizou-se o índice de massa corporal, avaliado através de uma balança de equilíbrio e um estadiômetro para a variável estatura. Os dados foram analisados estatisticamente através da ANOVA e Correlação de Pearson. Os resultados apontaram para a seguinte classificação: 38,6% eutróficos, 39,6% com sobrepeso e 39,3% obesos. Quanto ao nível de atividade física, os sujeitos foram classificados como Insuficientemente ativos (IA), Suficientemente ativos (SA) e Muito ativos (MA). Identificou-se uma forte correlação (p<0,05) entre faixa etária de 50 a 59 anos e acima de 60 anos com o IMC: quanto maior a idade, maior o índice de obesidade. Não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o IMC e o IPAQ. Identificou-se uma significância de (p= 0,052) entre indivíduos suficientemente ativos e o consumo de lipídios abaixo da recomendação (30 a 35% do valor energético total) segundo o OMS. Em síntese, com o avanço da idade, aumenta-se o risco de desenvolver obesidade. Sendo assim, é de fundamental importância a prática regular da atividade física associada a uma alimentação equilibrada para a obtenção de uma vida mais saudável.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CORRELAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL COM O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM INDIVÍDUOS ADULTOS DA REGIÃO DO VALE DOS SINOS, RS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3809