ATIVIDADE FÍSICA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS DE INDIVÍDUOS SELECIONADOS DO VALE DOS SINOS, RS
Palavras-chave:
Atividade física, composição corporal, antropometria, IMC.Resumo
A investigação teve como objetivo verificar o nível de atividade física (NAF) e o perfil antropométrico e composição corporal de indivíduos selecionados do Vale do Sinos, RS. A amostra do estudo foi composta por 187 sujeitos, com idade entre 18 e 80 anos. Os instrumentos utilizados foram o IPAQ curto e a avaliação antropométrica. Utilizou-se a ANOVA com teste Post Hoc de Tukey para identificar diferenças entre as variáveis ao nível de significância de 5%. Observou-se uma prevalência de 17,6% dos sujeitos (n=33) classificados como muito ativos, 26,8% (50) suficientemente ativos e 55,6% (n=104) insuficientemente ativos. Identificou-se uma diferença significativa (p=0,002) entre o nível de atividade física e o tempo médio sentado por dia. Em relação ao IMC houve uma prevalência de 51,1% (n=94) de indivíduos eutróficos, 33,7% (n=62) com sobrepeso e 15,2% (n=28) com obesidade. A circunferência da cintura e do quadril bem como a massa adiposa apresentaram a mesma diferença significativa (p=0,000) entre as três categorias de IMC. O percentual de gordura dos sujeitos eutróficos foi significativamente menor do que o encontrado nos indivíduos com sobrepeso (p=0,015) e nos com obesidade (p=0,000). Concluiu-se que houve uma prevalência maior de indivíduos insuficientemente ativos. Os dados apontaram para o fato de se utilizar o IMC como um simples e útil preditor da quantidade de gordura em estudos populacionais.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ATIVIDADE FÍSICA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS DE INDIVÍDUOS SELECIONADOS DO VALE DOS SINOS, RS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5320