EXERCÍCIO FÍSICO E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS EVIDÊNCIAS ATUAIS
Palavras-chave:
Insuficiência Cardíaca, Exercício físico, Capacidade Funcional.Resumo
A insuficiência cardíaca (IC) trata-se de uma síndrome clínica complexa, caracterizada pela incapacidade do coração em gerar débito cardíaco adequado. Para isso o Instituto Nacional de Excelência Clínica recomenda que a Reabilitação Cardíaca através do exercício físico (EF) é eficaz e segura como forma de tratamento para portadores de IC. O objetivo desta revisão foi identificar as evidências atuais do efeito do exercício físico inserido em um Programa de Reabilitação (PR) em portadores de IC. Trata-se de uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicos Medline, PubMed, Lilacs, Scielo realizada no período de 2009 a 2012. Ao avaliar 10 manuscritos, os resultados evidenciaram que o exercício físico inserido dentro de um Programa de Reabilitação Cardíaca aumenta a capacidade funcional, diminui as reinternações hospitalares, diminui a mortalidade e morbidade dessa população de pacientes. Dessa forma portadores de IC conseguem realizar suas atividades de vida diária (AVD's) com menores dificuldades, melhoram a relação socioeconômicas lhes proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EXERCÍCIO FÍSICO E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS EVIDÊNCIAS ATUAIS. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2969