COMPORTAMENTO DOS SINAIS VITAIS EM PORTADORES DE DPOC SOB O USO DA PRESSÃO POSITIVA EXPIRATÓRIA
Palavras-chave:
.Resumo
Avaliar os efeitos da Pressão Positiva Expiratória (EPAP) sobre os sinais vitais (SV) em portadores de DPOC. Trata-se de um ensaio clínico uni-cego, composto por portadores de DPOC - Grupo Tratamento (GT) (n=12) com diagnóstico clínico e estadiamentos GOLD II e III (Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease), e por indivíduos hígidos - Grupo Controle (GC) (n=13) de ambos os gêneros e com idade entre 40 a 70 anos. Foram avaliados os volumes pulmonares através da espirometria, os SV como frequência respiratória (FR), a pressão arterial (PA) e frequência cardíaca (FC) e saturação periférica de oxigênio (SpO2) em condições basais (Pré-EPAP). Posteriormente, foi aplicada EPAP (15 cmH2O) através de máscara facial por 25 min, havendo o registro dos dados (SV e SpO2) no décimo quinto e vigésimo quinto minuto de aplicação da pressão positiva. A média de idade dos indivíduos do GC foi de 57,1 ± 7,1 anos e no GT, 57,2 ± 8,3 anos. Os valores obtidos na espirometria demonstraram a normalidade da função pulmonar no GC (CVF: 87,8 ± 9,6 %pred, VEF1 86,8 ± 14,3 %pred e VEF1/CVF: 99,0 ± 9,3 %pred), e limitação ao fluxo aéreo no GT (CVF: 63,7 ± 19,5 %pred, VEF1: 44,0 ± 20,0 %pred e VEF1/CVF: 66,8 ± 17,4 %pred). Com a aplicação da EPAP, houve aumento da SpO2 (p<0,001) e redução da FR (p<0,001) nos 15 e 25 min de aplicação em relação ao período pré-EPAP no GC. O GT apresentou redução significativa da FR (p<0,001) aos 15 e 25 min de aplicação em relação ao período Pré-EPAP. Nossos resultados apontam para um possível benefício da EPAP em reduzir a FR nos indivíduos portadores de DPOC, sem provocar alteração dos demais sinais vitais.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPORTAMENTO DOS SINAIS VITAIS EM PORTADORES DE DPOC SOB O USO DA PRESSÃO POSITIVA EXPIRATÓRIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4586