EFEITOS DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA SOBRE A FUNÇÃO PULMONAR E A QUALIDADE DE VIDA EM PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA
Palavras-chave:
câncer de mama, fisioterapia, força muscular, qualidade de vidaResumo
O câncer (CA) de mama pode resultar em alterações físicas que geram perda da qualidade vida (QV). A fisioterapia aquática (FA) melhora a capacidade cardiorrespiratória, podendo reduzir problemas advindos da doença. Dessa forma, o presente estudo visou avaliar os volumes pulmonares, força muscular respiratória (FMR) e QV antes e após programa de FA em portadoras de CA de mama. Trata-se de estudo pré-experimental, que incluiu 11 portadoras de CA de mama após tratamento quimioterápico. O programa de FA abrangeu 34 sessões (03 vez por semana), compostas por 15 minutos de exercícios aeróbicos (aquecimento), 15 minutos de alongamentos, 10 minutos de exercícios resistidos e 10 minutos de relaxamento. As variáveis fisiológicas (pressão arterial, freqüência cardíaca [FC], saturação periférica de oxigênio e freqüência respiratória [FR]), os volumes pulmonares, a pressão inspiratória máxima (PImax) e pressão expiratória máxima (PEmax) bem como a QV, foram aferidas antes e após o programa de FA. As médias da idade e do IMC foram de 52,82 ± 7,22 anos e 24,99 ± 3,36 Kg/m2, respectivamente. Após o programa de FA, houve redução da FC (p=0,018) e da FR (p=0,003) bem como aumento da PImax (p=0,022) e PEmax (p=0,026). Os volumes pulmonares não alteraram, entretanto a QV melhorou significativamente (p=0,029). Conclui-se que a FA reduziu o trabalho respiratório e cardíaco bem como melhorou a FMR e a qualidade de vida, evidenciando o impacto positivo do programa de fisioterapia aquática em portadores de câncer de mama.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA SOBRE A FUNÇÃO PULMONAR E A QUALIDADE DE VIDA EM PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2489