CORRELAÇÃO ENTRE FORÇA DE PREENSÃO PALMAR E DESEMPENHO NO TESTE TIMED UP AND GO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Palavras-chave:
Idosos, Força de Preensão Palmar, desempenho no teste Timed Up and Go.Resumo
Introdução: O envelhecimento produz uma perda progressiva das aptidões funcionais do organismo, principalmente pelo declínio das habilidades motoras, que resultam na perda da independência e da autonomia, reduzindo muito a qualidade de vida dos idosos. Objetivos: Pesquisar a correlação entre a força de preensão palmar (FPP) e o desempenho no teste Timed Up Go (TUG) em idosos institucionalizados. Metodologia: Estudo quantitativo, observacional exploratório de grupo. Amostra constituída por idosos residentes em Instituição de Longa Permanência, onde foram avaliados as variáveis, gênero, peso, altura, IMC, teste TUG e FPP, buscando uma possível correlação entre o desempenho funcional pelo TUG e FPP. Resultados: Foram avaliados 20 idosos (9 homens e 11 mulheres), com média de idade 69,87 ± 9,11 anos. Os resultados entre homens e mulheres não se diferenciaram quanto as variáveis analisadas, com exceção da FPP em mão não-dominante, onde mulheres apresentaram menores valores. O principal achado foi a presença de correlação negativa de poder estatístico médio entre as variáveis no Teste TUG x FPP de mão não-dominante (r=-o,690; p=0,013) e mão dominante (r=-0,649; p=0,005). As mulheres do estudo apresentaram maior tempo de institucionalização (6,3 ± 5,1 anos) em relação aos homens (4 ± 3,8anos). Conclusão: Estudos relacionando variáveis referentes às alterações motoras no envelhecimento são fundamentais para o avanço de evidências científicas que possibilitem nortear com maior precisão ações fisioterapêuticas preventivas e reabilitadoras. Ao contribuírem para a ciência, estarão beneficiando cada vez mais a população idosa.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CORRELAÇÃO ENTRE FORÇA DE PREENSÃO PALMAR E DESEMPENHO NO TESTE TIMED UP AND GO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.58