CARACTERÍSTICAS DOS ATENDIMENTOS CLÍNICOS E TRAUMÁTICOS DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA DE NATAL/RN
Palavras-chave:
Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar, Unidades Móveis de Eemergência, Causas ExternasResumo
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona 24 horas e visa melhorar a qualidade da assistência às vitimas de trauma e, o atendimento especializado a pessoas que são acometidas por emergências clínicas em geral, proporcionando atendimento rápido e precoce, ainda no local do evento. Diante desse cenário que envolve o APH móvel, esse trabalho tem como objetivo identificar o turno de maior atendimento feito pelo SAMU/Natal; caracterizar os agravos clínicos e traumatológicos, quanto ao tipo, frequência e sexo. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e dados retrospectivos coletados a partir do banco de dados do SAMU/NATAL,RN. A população do estudo constituiu-se de 16.185 atendimentos realizados entre fevereiro de 2007 a fevereiro de 2008. O trabalho teve aprovação do protocolo registro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) – do Hospital Universitário Onofre Lopes, protocolo nº. 153/07. Os resultados evidenciam que os atendimentos predominaram no período diurno, o domingo foi o dia de maior registro de atendimentos, a maioria foi de registros clínicos. Quanto aos atendimentos clínicos, destacaram-se os de natureza metabólica. Em relação aos atendimentos traumáticos, destacaram-se as colisões provocadas por acidentes de trânsito.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).