A PLACA DE HIDROCOLÓIDE COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DA ÚLCERA DE PRESSÃO: A BUSCA DE EVIDÊNCIAS PARA A ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Úlcera de Pressão, Prevenção, Curativos HidrocolóidesResumo
Introdução: as úlceras de pressão (UP's) aumentam a morbimortalidade e o tempo de internação dos pacientes, diminuindo a sua qualidade de vida. A placa de hidrocolóide, dispositivo auto-aderente que é utilizado no tratamento dessas lesões, passou a ser utilizado como estratégia preventiva na redução das forças de fricção e cisalhamento. Porém, observa-se que esta prática é baseada na decisão individual do enfermeiro, sem fundamentação científica. Objetivos: identificar na literatura estudos que abordem o uso da placa de hidrocolóide como dispositivo eficaz para prevenção das UP's. Metodologia: pesquisa bibliográfica nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO e Centro Cochrane do Brasil, pelos descritores: Úlcera de Pressão, Prevenção, Curativos Hidrocolóides. Os artigos foram analisados quanto ao objetivo do estudo, metodologia empregada, análise de resultados e aplicação clínica. Resultados e Discussão: os estudos selecionados apresentam consenso para utilização do hidrocolóide como material auxiliador na redução das forças de fricção e cisalhamento, porém não há força de evidência suficiente para recomendar o seu uso, visto que a placa obteve nível de recomendação C no estudo de revisão sistemática. Conclusões: o uso do hidrocolóide associado a outras medidas tem sido estratégia para prevenção das UP's, porém sua eficácia ainda tem sido questionada pela baixa evidência dos estudos. Assim, faz-se necessário a realização de estudos clínicos randomizados, para que esta prática seja fundamentada nas melhores evidências científicas disponíveis, com custo-benefício aceitável e acessível a qualquer paciente.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).