PROCESSO DE CUIDAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA: UMA REFLEXÃO
Palavras-chave:
Violência, Serviço Hospitalar de Emergência, Enfermagem,Resumo
Nos dias atuais, o número de casos de violência tem sido responsável por uma demanda crescente de atendimento nos serviços públicos de saúde, principalmente nas unidades de urgência. Trata-se de um artigo de reflexão, cujo objetivo é refletir sobre a dinâmica de interação entre profissionais de saúde e vítimas de violência durante o processo de cuidar nos serviços de urgência. O processo de cuidar dos profissionais de saúde sofre modificações, podendo ser diferenciado, dependendo do posicionamento ético do profissional, causando grandes dilemas ético-morais nos serviços de urgência. Para tanto, concluímos que para a consolidação de um cuidar de qualidade às vítimas da violência será necessário: a identificação dos principais obstáculos enfrentados durante o cuidado; estabelecimento de uma rede de suporte de serviços de referência para os casos de violência; elaboração de rotinas institucionais para cada tipo de violência; estabelecimento de melhores condições de trabalho do profissional de saúde, especialmente os do setor de emergência.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).