INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM DOR PÓS-OPERATÓRIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Dor pós-operatória, Tratamento, Enfermagem,Resumo
Introdução: apesar da dor pós-operatória ser vivenciada por milhares de pessoas ao redor do mundo a cada dia, esta é efetivamente aliviada em menos de 30% a 50% dos pacientes. Neste sentido, o tratamento inadequado da dor no pós-operatório pode causar sofrimento desnecessário aos pacientes que a experimentam e por isso existe a necessidade de se estudar esse fenômeno. Objetivo: identificar na literatura as ações e intervenções que podem ser realizados pela equipe de enfermagem para aliviar a dor pós-operatória. Metodologia: a pesquisa foi realizada em livros texto e no site BIREME, e foram adotados como critérios de inclusão textos disponíveis na íntegra sobre a temática, publicados entre 2000 e 2009 em português, espanhol e inglês. Discussão: as intervenções de enfermagem ao paciente com dor pós-operatória podem ser farmacológicas e não farmacológicas. Ao se programar uma terapia deve-se incluir mais de uma dessas estratégias para que se obtenha um alívio satisfatório. Conclusão: identificamos no decorrer desta pesquisa que estão disponíveis na literatura, para a equipe de enfermagem, inúmeros métodos de intervenção para aliviar a dor do paciente no pós-operatório. É válido ressaltar que cada intervenção deve ser adequada a cada indivíduo e de acordo com as suas necessidades.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).