CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA À ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO
Palavras-chave:
Acidentes de Trabalho, Acidentes, Eventos Biológicos,Resumo
Introdução: os trabalhadores da saúde, durante a assistência ao paciente, estão expostos a riscos ocupacionais que podem provocar Acidentes de Trabalho (AT). Dentre esses riscos, o biológico representa grande ameaça aos profissionais da área da saúde. Objetivo: caracterizar as produções científicas sobre acidentes de trabalho com matérias biológicos, quanto a temática dos estudos, sujeitos da pesquisa, tipo de material causador do acidente, categoria profissional mais atingida, local de maior ocorrência do acidente e a notificação deste acidente. Material e Método: pesquisa bibliográfica realizada no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), especificamente nas bases de dados da literatura Latino-Americana (LILACS), bibliografia brasileira de odontologia (BBO) e na base de dados da Enfermagem (BDENF). Resultados e Discussões: a temática mais presente foi a ocorrência de acidentes de trabalho com material biológico; seis pesquisas foram realizados com todos os profissionais da saúde. Com relação ao tipo de material produtor da lesão, 80,6% foram produzidos por agulha, tendo os auxiliares de enfermagem como as maiores vítimas. O local de maior ocorrência foi o hospital. Com relação à notificação dos acidentes foi identificada a falta a falta de treinamento dos profissionais para as ocorrências, levando muitas vezes à subnotificação. Considerações Finais: este estudo contribuiu para um melhor conhecimento dos acidentes de trabalho com material biológico na equipe de saúde para que medidas de prevenção sejam traçadas a minimizá-los e ao mesmo tempo minimizar as subnotificações.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).