O ESPORTE SOCIAL: EM BUSCA DO CONCEITO E DAS DIRETRIZES A PARTIR DA ÓTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTE EM PROJETOS SÓCIO-ESPORTIVOS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

Autores

  • José Paulo da Costa Neves
  • Alessandro Jesus Carmo
  • Carlos Magno Monteiro Silva
  • Gladis Neves Barão
  • Vera Lucia de Menezes Costa

Palavras-chave:

Esporte, Educação Física, Esporte Social

Resumo

De acordo com a literatura disponível há certa dúvida em se conceituar o termo "Esporte Social". Parte desta dúvida pode ser atribuída à ausência de textos explicativos que o defina melhor e que promova entre os profissionais de Educação Física uma reflexão acerca do tema. Percebe-se ainda a falta de um padrão que venha a ser utilizado por todos nesta área e que seja capaz de nortear os estudos em Educação Física e Esportes. Desse modo, este trabalho preocupou-se em conceituar o termo esporte social a partir daquilo que o profissional sente, verifica e, sobretudo, vivencia em seu cotidiano profissional. Para tal, foi solicitado que 70 profissionais de Educação Física que militam com esporte em projetos sociais descrevessem sobre a temática. Utilizou-se como instrumento um questionário adaptado de Go Tani (2007). Baseado nas matrizes estabelecidas observou-se que o esporte social objetiva a inclusão social, visa à participação, ocupa-se com valores, preocupa-se com a socialização, submete-se à ludicidade, orienta-se para a equidade, enfatiza o lazer e resulta em integração. Assim sendo, os dados coletados sugerem um referencial aos pesquisadores e profissionais que atuam nesta área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

O ESPORTE SOCIAL: EM BUSCA DO CONCEITO E DAS DIRETRIZES A PARTIR DA ÓTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTE EM PROJETOS SÓCIO-ESPORTIVOS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. (2011). Fiep Bulletin - Online, 80. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/951