O IMAGINÁRIO SOCIAL DE AVENTUREIROS DO EXTREMO: A BUSCA DA VERTIGEM
Palavras-chave:
Imaginário social, esporte de aventura e risco, vertigemResumo
Objetivo: O estudo tem como objetivo identificar os sentidos e significados que se apresentam nos discursos de praticantes de esportes de risco extremo. Metodologia: Estudo com abordagem de pesquisa qualitativa. Como instrumento para coleta de dados adotou-se uma entrevista semi-estruturada aplicada a 11 participantes brasileiros de esportes de risco extremo. O método de análise do discurso foi o proposto por Orlandi (2001). Resultados: Dentre as marcas imaginárias que emergiram dos discursos, destacamos sentidos de êxtase revelado pela busca da vertigem. Conclusão: Ao praticarem as provas extremas de ultra-resistência, nossos informantes cultivam um sentimento de elevação, de potência, que vai mantê-los ao longo das disputas atléticas. Engendram um esforço verticalizante em suas performances, distanciando-se do mundo dos mortais. Buscam o momento de vertigem embriagada que permite ir ao encontro da exaustão e do esgotamento das suas forças oníricas, conhecer a morte, flertar com ela, mas precisando sobreviver. Desenvolvem assim as virtudes de suas almas: audácia, ímpeto, coragem e autocontrole.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-07
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O IMAGINÁRIO SOCIAL DE AVENTUREIROS DO EXTREMO: A BUSCA DA VERTIGEM. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/219