O JOGO DE FUTEVÔLEI NAS FALAS DE SEUS PIONEIROS
Palavras-chave:
futevôlei, esporte-lazer e imaginário social.Resumo
A prática de esportes e de atividades físicas, em geral como lazer, ao longo das praias da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, desempenha funções importantes no desenvolvimento pessoal de seus praticantes e na construção da identidade cultural da cidade. A utilização do espaço da praia e a valorização das atividades físicas, do esporte e da resistência física também modificaram a mentalidade das pessoas em relação ao corpo. Dentre as práticas de esporte ao ar livre, em especial na areia da praia, temos o futevôlei, esporte criado no Rio de Janeiro em meados da década de 60 (por volta de 1964 e 1965) por um grupo de jovens, liderados por um ex-jogador de futebol do Botafogo Futebol e Regatas cuja alcunha era Otávio. Com a proibição da polícia à prática do futebol e à linha de passes na praia até dezesseis horas, Otávio e seus amigos resolveram inventar um esporte híbrido do futebol e vôlei de areia, cuja identidade se construiu a partir da diferença desses dois esportes. Este fato ocorreu na altura da rua Bolívar, na orla de Copacabana. O objetivo geral do estudo é compreender o futevôlei como uma manifestação do lazer na cultura esportiva de praia. Os objetivos específicos são: (a) Descrever o fenômeno do futevôlei, como prática cultural na praia de Copacabana; (b) Investigar quais os ideais de aventura expressos nos discursos de praticantes que joguem futevôlei em um espaço lúdico como o da areia da praia mencionada; e (c) evidenciar elementos simbólicos e míticos presentes na cultura do futevôlei, que mobilizem ações dos jogadores da praia mencionada. O estudo é de natureza qualitativa, com uma abordagem etnográfica interpretativa. Consultaram-se seis pioneiros do esporte. Adotamos como estratégia metodológica as abordagens da entrevista semi-estruturada e observação assistemática do campo de jogo.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O JOGO DE FUTEVÔLEI NAS FALAS DE SEUS PIONEIROS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5181