A “SOCIEDADE DO RISCO” E A PRÁTICA DE ATIVIDADES NA NATUREZA: MERGULHANDO NA LITERATURA
Palavras-chave:
Risco Cultivado. Atividades na Natureza. Esporte.Resumo
Este artigo foi elaborado a partir de um recorte da revisão de literatura da tese de Doutorado, intitulada “O Imaginário Social das mulheres praticantes de risco extremo – um mergulho no universo das apneístas”, com o objetivo de promover uma ampliação nas discussões a respeito do risco na sociedade contemporânea. Neste momento não nos preocupamos em discutir as questões relativas a gênero e esporte. Mergulhou-se em alguns conceitos, como o de “Sociedade do Risco”, Reflexividade, Globalização, Individuação, nas abordagens de Beck (1993) e Giddens (2002); de “Substância do Risco”, segundo Le Breton (2009); Controle Social do Risco, de Spink (2001); e da noção de risco voluntário e seus prazeres apresentada por Lupton & Tulloch (2002). Acredita-se que outros autores contribuem para a ampliação de conceitos e discussões sobre o risco. No entanto, optou-se por definições que pudessem auxiliar na ampliação das reflexões sobre a prática dos esportes que envolvem situações de risco realizadas na Natureza. A partir deste breve mergulho na literatura é possível levantar algumas questões como: A vivência do risco físico é deliberadamente escolhida pelos praticantes de esporte na Natureza? O que o risco representa para esses praticantes? Esses questionamentos emergem para a construção de novos olhares a respeito do risco nas atividades esportivas contemporâneas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A “SOCIEDADE DO RISCO” E A PRÁTICA DE ATIVIDADES NA NATUREZA: MERGULHANDO NA LITERATURA. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.47