A ESTIMULAÇÃO MOTORA EM MEIO LÍQUIDO, PARA ALGUNS BEBÊS, NA IDADE DE ZERO A SEIS MESES DE VIDA, QUE APRESENTEM DIFICULDADE EM RECUPERAR O NATURAL PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, EM FUNÇÃO DA PERDA DO REFLEXO DA EPIGLOTE
Palavras-chave:
Fenomenologia, Desenvolvimento Motor, Reflexo da Epiglote.Resumo
O bebê neonato encontra-se em adaptação à vida extra-uterina e nasce com, ou desenvolve nos primeiros meses de vida, um repertório de reflexos que lhe permite sobreviver neste novo cosmos. O desenvolvimento motor é a base para o desenvolvimento humano. Através do seu corpo, o Ser Humano é capaz de descobrir o mundo à sua volta. Os reflexos formam o primeiro estágio do desenvolvimento motor, os quais podem ser transformados em movimentos voluntários ou perdidos, em função do desuso. Em meio aos reflexos do bebê, na idade de zero a seis meses de vida, encontra-se o Reflexo da Epiglote, o qual permite que o bebê estenda e flexione braços e pernas e bloqueie a respiração, quando imerso. Relacionando tal fato à filogênese da motricidade humana, a qual explica que o Homem evoluiu no sentido da água para a terra, passando de uma espécie natatória a uma terrestre, o presente estudo tratou do desenvolvimento motor em meio líquido, destes bebês, a fim de minimizar os impactos sofridos pelos mesmos, recuperando o natural e seqüencial processo de desenvolvimento motor intra-uterino, partindo da Fenomenologia Existencial Transubjetiva para explicar tal fenômeno.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A ESTIMULAÇÃO MOTORA EM MEIO LÍQUIDO, PARA ALGUNS BEBÊS, NA IDADE DE ZERO A SEIS MESES DE VIDA, QUE APRESENTEM DIFICULDADE EM RECUPERAR O NATURAL PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR, EM FUNÇÃO DA PERDA DO REFLEXO DA EPIGLOTE. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5043