UMA AVALIAÇÃO DO PERFIL RESPIRATÓRIO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Palavras-chave:
Avaliação, perfil respiratório, síndrome de DownResumo
A síndrome de Down, por se apresentar como uma cromossomopatia caracterizada pela presença adicional de um cromossomo no par 21 provoca um desequilibro nas funções das células do corpo humano, fazendo com que os indivíduos com esta alteração apresentem comprometimento em seu sistema orgânico e, assim, maior suscetibilidade a algumas doenças. Diante dessa problemática, nesta pesquisa, na qual foi utilizado o método de uma avaliação de contexto, se teve como objetivo desenvolver uma avaliação acerca do perfil respiratório de crianças de 4 a 10 anos, com síndrome de Down, residentes na cidade de Gurupi/TO. O projeto desta pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Castelo Branco (Rio Janeiro/Brasil) e aprovado sob protocolo nº 0167/2008, tendo a coleta de dados se dado conforme a resolução 196/96. Os resultados evidenciaram que o grupo apresenta, predominantemente, a respiração bucal. Pelo Teste t, de significância, comprovou-se estatisticamente o perfil bucal de tais indivíduos. Concluiu-se que estas sofrem redução da força da musculatura facial em função da hipotonia que lhes é própria, o que lhes dificulta manter uma respiração nasal adequada. Desta forma, aumentam os riscos de infecções respiratórias que podem levá-las a óbito, o que torna imprescindível uma intervenção fisioterapêutica para reabilitar a força e a função do sistema muscular, em particular dos segmentos envolvidos na respiração.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).