A BUSCA HISTÓRICA DE PRINCÍPIOS ÉTICOS EM ESPORTE COMO NECESSIDADE DA PRÁTICA HUMANIZADA
Palavras-chave:
ideal olímpico, humanizado, kalokagathia, mens sana in corpore sano, fair playResumo
O objetivo deste trabalho foi apresentar uma perspectiva histórica sobre possíveis particularidades inerentesao ideal da kalokagathia, da mens sana in corpore sano e do fair play, como referências para uma busca de princípioséticos para o esporte como prática necessariamente humanizada. Tal perspectiva se caracteriza pelas épocasreferentes, respectivamente ao período Antigo, período Medieval, período Moderno e período Contemporâneo daHistória da Humanidade. O referencial teórico utilizado para se descrever a kalokagathia foi baseado no pensamentode Platão (2003). Para descrever sobre o aforismo mens sana in corpore sano foi importante comparar diversosautores como Marinho (1945) e outros. Por último, o tema do fair play e do olimpismo de Coubertin foi ancorado nadescrição advinda do pensamento de Cagigal (1996), entre outros autores. Os aspectos complementares ao assuntovieram fundamentados em Huizinga (2000). Como conclusão evidenciou-se que foi possível apontar as relaçõesexistentes entre tais princípios éticos associados à prática desportiva moderna e contemporânea praticados desde operíodo Antigo da civilização ocidental se buscado sempre enaltecer a necessária perspectiva humana a serdesenvolvida no Ser do Homem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A BUSCA HISTÓRICA DE PRINCÍPIOS ÉTICOS EM ESPORTE COMO NECESSIDADE DA PRÁTICA HUMANIZADA. (2012). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2608