UMA COMPREENSãO AXIOLóGICA DAS CARêNCIAS SóCIO-HISTóRICAS COMO UM PRESSUPOSTO BáSICO PARA UMA PROPOSIçãO DE ESTRATéGIAS DE MOBILIZAçãO SOCIAL DIRECIONADAS A PROFISSIONAIS VINCULADOS A ASSOCIAçõES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAçãO FíSICA (APEF'S)
Palavras-chave:
Compreensão Axiológica, Estratégias de Mobilização Social, Associações de Profissionais de Educação FísicaResumo
Ao longo da história, as associações, ou movimentos associativistas, proporcionaram aos Homens alternativas para que estes pudessem superar as mais diversas dificuldades por eles encontradas e, no que diz respeito às profissões, tais movimentos também influenciaram positivamente o desenvolvimento das mesmas em diversos aspectos, principalmente, no âmbito legal.Entretanto, observa-se nestas entidades, assim como, nos movimentos sociais em geral, um desafio aparente no que diz respeito à mobilização de pessoas, ou seja, uma carência de co-participação entre os profissionais envolvidos nestas associações. Diante desta problemática, a essência do problema que deu origem a este estudo foi a dificuldade que os Profissionais de Educação Física, vinculados ás APEF's, apresentam em implantarem uma política de atuação com estratégias de mobilização social que contribuam para, democraticamente, co-participarem no planejamento, execução e avaliação de ações que tenham por objetivo atender aos interesses comuns e coletivos de tal classe ou categoria profissional. Assim, estabeleceu-se como objetivo desenvolver uma compreensão axiológica com base, somente, nos aspectos sócio-históricos que envolvem os Profissionais associados a uma APEF e, a partir das carências a estes relacionadas, estabelecer estratégias de mobilização social que permitam, pelo menos, minimizar a falta de co-participação de alguns deles no planejamento, execução e avaliação de ações que devem ser alcançadas e asseguradas de forma democrática no âmbito de tal Associação. As estratégias, foram baseadas na implementação de "eventos institucionais", ou seja, Congressos, Seminários, Simpósios, entre outros, que a partir de um modelo inovador, que considera a problematização de determinados vínculos, demonstrou uma possibilidade de minimizar a falta de participação dos Profissionais associados às APEF's. Isto porque o modelo inovador mencionado mostrou-se capaz de preencher as carências dos profissionais e por sua vez se constituir em um 'valor' para os mesmos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
UMA COMPREENSãO AXIOLóGICA DAS CARêNCIAS SóCIO-HISTóRICAS COMO UM PRESSUPOSTO BáSICO PARA UMA PROPOSIçãO DE ESTRATéGIAS DE MOBILIZAçãO SOCIAL DIRECIONADAS A PROFISSIONAIS VINCULADOS A ASSOCIAçõES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAçãO FíSICA (APEF’S). (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4223