O USO DAS DROGAS LICÍTAS NA CIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Drogas lícitas, álcool, tabaco, etilismo.Resumo
A frequência do uso das drogas lícitas tem destacado fatores como religiosidade, condições de trabalho, estudos, influência de amigos ou parentes, fatores psicossociais como conflitos com os pais, sentimentos negativos e solidão com o uso do álcool e tabaco. Trata-se de um estudo com base em pesquisa realizada em campo, sobre o consumo de drogas lícitas por jovens na cidade de São Paulo, enfatizando o uso do álcool e tabaco, realizado nos meses de março a maio de 2013. Foram analisados o uso de álcool e tabaco por jovens, adultos e subgrupos de maior risco, para apresentar a forma que interfere no estilo de vida do indivíduo e dos familiares. Conhecer as consequências que pode acarretar, verificar os efeitos tóxicos que causam ao indivíduo, os riscos para a Saúde Pública de maneira geral. Observou-se que a maioria dos usuários são jovens entre 18 e 24 anos, dos entrevistados o sexo feminino predominou no uso do tabaco. A droga mais consumida pelos jovens de 13 a 15 anos (43%) é o cigarro, idades entre 15 a 18 anos (41%) o álcool. Dos entrevistados 90% utilizam drogas lícitas, 42% começaram usar por curiosidade, 75% estavam com amigos quando fizeram uso pela primeira vez. Os danos pelo uso do cigarro foram: 52% tosse de manhã, 37% nervosismo e outros fatores, 62% relataram que já tentaram parar de fumar, 75% dos usuários do tabaco relataram não terem intensão de parar de fumar, 56% dos entrevistados convivem com fumantes. Os danos causados pelo uso do álcool foram: Uma pequena parte dos entrevistados relataram prejuízos de memória e de aprendizado sob efeito do álcool, alterações comportamentais e emocionais, um dado alarmante é que 44% dos entrevistados pega carona com amigos que fizeram uso do álcool, 60% dos entrevistados são filhos de pais que consomem álcool. Observou-se no estudo que os maiores riscos são para os jovens de 18 a 24 anos, mulheres são as que mais consomem drogas lícitas. Sendo então necessário o auxílio das redes públicas e privadas, para a divulgação dos malefícios causados por essas drogas lícitas, contribuindo assim, para promover a redução dessas taxas que são atualmente muito elevadas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O USO DAS DROGAS LICÍTAS NA CIDADE DE SÃO PAULO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4481