ETILISMO E ENOLISMO EM UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
alcoolismo, consumo de álcool, universitários etilistas, droga de abuso.Resumo
A precocidade do consumo abusivo de bebidas alcoólicas é um problema recorrente, principalmente entre jovens universitários. A ingestão está associada à uma alternativa ao stress, ou como estimulante para melhor socialização. Objetivo: O presente estudo tem o intuito de verificar o nível de risco no consumo do álcool e como este último pode ou não afetar o desempenho acadêmico do estudante. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo transversal, descritivo e quantitativo em uma amostra composta por cento e cinquenta (n=150) estudantes universitários do estado de São Paulo. Os alunos foram selecionados de maneira aleatória entre cursos de diversas áreas para participar de um questionário de autopreenchimento anônimo baseado no AUDIT (Alcohol Use Disorder Identification Test), sob supervisão da equipe de pesquisa. O objetivo foi de coletar informações sobre o desempenho acadêmico dos alunos desde a iniciação do curso e de identificar os que fazem uso nocivo do álcool. Resultados: Através do questionário, constatou-se que 79,33% dos participantes possuíam consumo de baixo risco, porém 48% dos entrevistados declararam ter dificuldades acadêmicas, e/ou no cumprimento das atividades do curso. Nossos dados sugerem que até mesmo os bebedores moderados ou ocasionais podem mostrar maiores índices de problemas associados ao beber do que os próprios bebedores de risco, nocivos ou dependentes. Conclusão: Embora a pesquisa tenha o objetivo de avaliar o consumo médio de bebidas alcoólicas e o desempenho acadêmico do universitário, diante das informações obtidas, é válido ressaltar a necessidade do apoio dos familiares e das instituições educacionais, para que o jovem não se torne um dependente prematuramente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ETILISMO E ENOLISMO EM UNIVERSITÁRIOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.14