CAMPANHAS DE VACINAÇÃO DO SUS: OPINIÃO PÚBLICA E EFICÁCIA PARA O CUMPRIMENTO DE METAS
Palavras-chave:
vacinação, saúde pública, campanhas de vacinação, imunizaçãoResumo
As campanhas de vacinação têm demonstrando, ao longo do tempo, a importância de se vacinar e acompanhar o calendário do SUS, assim como ter consciência dos benefícios e eficácia das vacinas. Objetivo: Verificar o conhecimento dos sujeitos da pesquisa sobre a importância da vacinação, bem como avaliar a opinião sobre seus malefícios e benefícios. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo, do qual 50 pessoas concordaram em participar da pesquisa, respondendo a um formulário, contendo questões objetivas que foram utilizadas como variáveis. Os dados, depois de compilados, foram apresentados em tabelas e gráficos de freqüência simples expressos em números e percentagens. Os aspectos éticos foram respeitados, de acordo com a Resolução Nº 196/96 (CNS-MS). Resultados: Dos vacinados entrevistados, 76% não sofreram quaisquer reações adversas; 84% se mostraram satisfeitos com o atendimento; 72% não esperaram em filas e, 86% estavam informados ou tiveram acesso às informações sobre campanhas de vacinação, e todos, sem exceção, se mostraram a favor da vacinação. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que, na visão dos sujeitos da pesquisa, a vacinação é importante para prevenir doenças que podem acometer milhares de pessoas e, mesmo oferecendo algum risco, existe uma satisfação com o serviço de imunização oferecido pelo SUS, o qual é eficiente em concretizar suas campanhas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CAMPANHAS DE VACINAÇÃO DO SUS: OPINIÃO PÚBLICA E EFICÁCIA PARA O CUMPRIMENTO DE METAS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4499