IMPLICAÇÕES DO USO DE FORMOL EM ESCOVAS PROGRESSIVAS
Palavras-chave:
escova progressiva, formol, formaldeído.Resumo
A exposição ao formaldeído é uma prática comum nos salões de cabelereiro, onde sua aplicação em tratamentos capilares com a finalidade de alisante negligencia a saúde dos consumidores, havendo uma relação entre a concentração e os sintomas provocados por tal exposição. O formol é permitido em produtos cosméticos capilares apenas com a função de conservante, durante a fabricação do produto, com máxima concentração de 0,2%. Trata-se de um estudo composto por 196 mulheres escolhidas aleatoriamente, as voluntárias responderam a um formulário composto de 23 questões. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as percepções de saúde, o acometimento de efeitos tóxicos durante e após os procedimentos e o conhecimento dos envolvidos com relação aos efeitos toxicológicos quando o mesmo é realizado de forma inapropriada. Os resultados observados mostram que 71,43% das entrevistadas já fizeram escova progressiva, a reação nos olhos prevaleceu com 61,43%, também houve reações dermatológicas (27,86%) e reação provocada pela fumaça ao decorrer do procedimento (40,00%). Somam-se 76,53% as entrevistadas que possuem conhecimento total ou parcial da Resolução 162 de 2001 da ANVISA. Conclui-se que os resultados obtidos sugerem a adição de formol em produtos de tratamento capilar, e apesar do conhecimento das normas estabelecidas, existe um alto índice de despreocupação quanto ao produto utilizado, se o profissional ou o fabricante adiciona o formaldeído na preparação e os níveis de toxicidade pela exposição.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
IMPLICAÇÕES DO USO DE FORMOL EM ESCOVAS PROGRESSIVAS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4604