A ATUAçãO DA FISIOTERAPIA AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
fisioterapia, deficiencia física, inclusão escolarResumo
Nos últimos anos, ações isoladas de educadores e de pais têm promovido e implementado a inclusão nas escolas, visando resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso a todos aos recursos da sociedade. O objetivo desse projeto visa investigar as contribuições da fisioterapia no processo de inclusão escolar, através da metodologia de análise documental. Os resultados foram: de junho a dezembro de 2005 a visita a sete escolas com ações de identificação, avaliação e encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem para a Clínica Escola de Fisioterapia da Univali e a orientação de pais, professores e monitores; em fevereiro de 2006, na Escola Municipal Arnaldo Brandão, realizou-se atividades de relaxamento e alongamento e avaliação postural em escolares de 1a a 4a séries onde foram detectadas várias alterações posturais, principalmente a rotação interna da articulação do ombro; em agosto de 2006 a fisioterapia incluiu em suas ações o Laboratório de Vivências de Pedagogia, com atividades de relaxamento e alongamento na piscina, e atividades pedagógicas com alunos hiperativos. Com esse estudo obtivemos a inserção da fisioterapia na promoção da saúde e o fortalecimento da interdisciplinaridade entre os profissionais envolvidos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A ATUAçãO DA FISIOTERAPIA AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3638