CARACTERIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DA REDE BÁSICA DE SAÚDE
Palavras-chave:
Atenção básica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Serviços Básicos de SaúdeResumo
O estudo teve por objetivo caracterizar pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, cadastrados em duas unidades básicas de saúde. É um estudo do tipo exploratório descritivo, realizado através de entrevistas individuais, com roteiro estruturado, no domicílio das pessoas. O roteiro estruturado foi composto por dados, como: idade; sexo; raça; nível de escolaridade; estado civil; ocupação atual; salário; fatores de risco; doenças associadas; grau de comprometimento da função pulmonar; tipo de tratamento; gastos com o tratamento; e utilização das unidades básicas de saúde. A análise dos dados foi com estatística descritiva utilizando porcentagem, média e desvio padrão. A amostra constituiu-se de 22 pessoas, todas da raça branca, em sua maioria do sexo feminino, casadas, com baixa escolaridade, aposentadas, ex-tabagistas, com doenças associadas, na faixa etária dos 41 aos 81 anos e que recebiam de um a seis salários mínimos. O predomínio foi de pessoas com função pulmonar grave. O tratamento predominante foi a consulta médica com receita de medicamentos, os quais proporcionam gastos financeiros para a maioria dessas pessoas. As unidades básicas de saúde são utilizadas mais nos períodos de agudizações da doença. Concluiu-se que existe a necessidade de planejar Programas de Atenção à Saúde na rede básica de saúde, voltada para as pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, a fim de proporcionar um tratamento com equipe interdisciplinar e educação em saúde, capaz de promover autonomia do sujeito e incentivo ao tratamento continuado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CARACTERIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DA REDE BÁSICA DE SAÚDE. (2015). Fiep Bulletin - Online, 85(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/85.a2.76