PERFIL DOS PORTADORES DE DOENÇA RENAL QUE REALIZAM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO NA FUNDAÇÃO PRÓ-RIM, UNIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SANTA CATARINA.
Palavras-chave:
Insuficiência renal crônica, Hemodiálise, Perfil epidemiológico.Resumo
Introdução: A doença renal crônica (DRC) tem se caracterizado como um importante problema de saúde pública, tendo como conseqüências, a perda lenta progressiva e irreversível das funções renais, e apresentando complexas alterações nos sistemas cardiovascular, nervoso, músculo-esquelético, imunológico, endócrino-metabólico e respiratório. O objetivo deste estudo foi investigar o perfil sócio-cultural dos portadores de doença renal que realizam tratamento hemodialítico na fundação pró-rim, unidade de balneário camboriú – Santa catarina.O estudo teve caráter descritivo e quantitativo. Foram analisados 26 indivíduos no período de junho a julho de 2011 de uma Unidade Renal. Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foram a ficha de avaliação e um questionário sócio cultural. Conclusão: Percebeu-se através da analise realizada, a predominância do sexo masculino, com média de 50 anos de idade, peso normal, não tabagistas, tendo a hipertensão arterial sistêmica (HAS) como doença associada mais encontrada, seguida pela DM, sem histórico familiar para doenças renais. Concluímos através do estudo que comparando com os fatores de risco nacionais, esta população está coerente com os dados nacionais. Com o objetivo de prevenir a DRC e diminuir os impactos causados pelo tratamento são necessárias medidas de promoção em saúde e atendimento multidisciplinar, promovendo uma melhor qualidade de vida do paciente com DRC.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL DOS PORTADORES DE DOENÇA RENAL QUE REALIZAM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO NA FUNDAÇÃO PRÓ-RIM, UNIDADE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SANTA CATARINA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2797