EDUCAÇÃO SEXUAL SOB A PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL DOS ADOLESCENTES
Palavras-chave:
Adolescentes, Sexualidade, Representações Sociais.Resumo
A sexualidade é inevitável, inexorável e irremovível do ser humano desde o nascimento, sendo na adolescência que ela começa a ser vivenciada com mais intensidade. Com base nisso e na Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Durkheim e elaborada por Serge Moscovici, o presente estudo objetivou, dentre outros pontos, identificar práticas metodológicas mais adequadas às características psicossociais dos adolescentes, bem como conscientizá-los quanto à importância do desenvolvimento de uma sexualidade saudável e uma visão crítica sobre a mesma. Respeitando os preceitos éticos da Resolução nº 196/CNS/1996, a pesquisa foi realizada com adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do bairro Pium, município de Parnamirim-RN, através de encontros nos quais foram trabalhados uma diversidade de temas relacionados à temática sexualidade, assim como outros temas de interesse dos adolescentes. Após tais encontros, percebemos que muitas práticas metodológicas utilizadas na atualidade não se adequam aos adolescentes e, por conseguinte, não provocam mudanças de atitude. Com o decorrer deste projeto, os adolescentes mostraram-se mais interessados e seguros quando abordados sobre sexualidade, tanto com os professores como com os pais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EDUCAÇÃO SEXUAL SOB A PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL DOS ADOLESCENTES. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3120