QUALIDADE DE VIDA EM HEMOFÍLICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA EM BASES DE DADOS ELETRÔNICAS
Palavras-chave:
Hemofilia, Qualidade de vida, Publicações, EnfermagemResumo
A hemofilia é uma doença hereditária, hemorrágica, predominantemente, decorrente de deficiências quantitativas na biossíntese de fatores ou proteínas de coagulação, ou de defeitos moleculares (deficiências qualitativas dos fatores VIII e IX). O objetivo desse trabalho é caracterizar a produção científica sobre qualidade de vida em hemofílicos nas bases de dados da BVS/BIREME (LILACS, MEDLINE, SCIELO, ADOLEC E MEDCARIB), conforme o ano de publicação (2003 a abril de 2009), tipo de estudo e abordagem, forma de publicação (resumo e completo), categorias vinculadas a temática, idioma (português, inglês e espanhol) e país de publicação. A pesquisa é do tipo exploratório-descritivo, com dados prospectivos e abordagem quantitativa, realizada nas bases de dados eletrônicas disponíveis na BVS/BIREME. A coleta de dados foi realizada em maio/2009, com a utilização dos descritores "hemofilia" e "qualidade de vida". Durante a coleta, foram encontrados 74 artigos: 01 na LILACS, 72 na MEDLINE e 1 na ADOLEC. No SCIELO e na MEDCARIB não foram achados artigos. A maioria dos artigos pesquisados utilizou-se do estudo descritivo (37,8%), com abordagem quantitativa (55,4%), publicação na forma de resumo (95,9%), nos anos de 2008 (27,0%) e 2004 (19,0%), em inglês (97,3%), elaborados na Inglaterra (68,9%) e EUA (14,9%), sobre adaptação psicológica com relação a qualidade de vida em pacientes hemofílicos (31,1%), tratamentos diversos (20,3%). Para evitar transtornos psicológicos e melhorar qualidade de vida faz-se necessário que os pacientes e seus familiares recebam mais informações sobre a doença, assim como a população e os próprios profissionais de saúde. Através de campanhas nacionais pode-se melhorar a qualidade dos serviços médicos e estimular a adesão dos pacientes ao tratamento.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).