CARACTERIZAÇÃO DE IDOSOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO EM NATAL/RN
Palavras-chave:
Hospitalização, Idoso, Unidade de Terapia Intensiva, EnfermagemResumo
A idade média dos pacientes de UTI tem aumentado nos últimos anos e aumentará ainda mais com o envelhecimento da população geral. Esse cenário justifica a preocupação não apenas com o amparo humano-tecnológico ao idoso grave; mas também com o gerenciamento econômico e a real efetividade do suporte intensivo nesta população. Objetivamos caracterizar os pacientes idosos internados na UTI de um hospital público de Natal/RN, quanto às patologias mais comuns, ao tempo de permanência e a sua evolução. Trata-se de um estudo documental descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa e dados retrospectivos, obtidos dos registros de pacientes admitidos em uma UTI geral de Natal/RN. A coleta de dados foi realizada no período de junho 2007 a junho 2008, por meio de um formulário estruturado durante a admissão e evolução clínica do paciente. Identificou-se um predomínio do sexo feminino dos idosos internados (51,2%), em que 51% tinham idades compreendidas entre 75 à 84 anos; o tempo de internação mais freqüente foi de 1 a 7 dias (81,4%), obtivemos em 60,5% dos casos altas como evolução clínica, e os diagnósticos clínicos mais presentes foram as disfunções cardiovasculares (34,9%), distribuídos entre os diagnósticos de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), insuficiência coronariana (CO), infarto agudo do miocárdio (IAM), angina, edema agudo de pulmão (EAP) e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Concluímos que o incremento da expectativa de vida da população e o desenvolvimento de doenças crônicas têm influenciado o aumento de admissões de pacientes idosos em UTI. Nesse sentido, se faz necessário uma melhor reflexão dos cuidados administrados a essa população, visando à prevenção de agravos e redução de internações, já que as comorbidades, a função cognitiva, o estado funcional e um cuidado integral passam a ser componentes de fundamental importância e um desafio para o enfermeiro na assistência ao idoso hospitalizado em UTI.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CARACTERIZAÇÃO DE IDOSOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PÚBLICO EM NATAL/RN. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3084