A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA PRÁTICA ORIENTADA DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
Palavras-chave:
Educação Física, Tecnologia, CidadaniaResumo
Este artigo consiste num estudo de caso construído através da intervenção orientada e multidisciplinar da prática de Educação Física, visando a construção e socialização de conteúdos diversos, interligados ao cotidiano dos discentes que estudam no Ensino Fundamental II e Médio do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. O objetivo é demonstrar a viabilidade de através das aulas neuromotoras propicie sentido à conscientização da importância da execução correta dos movimentos, oportunizando-lhe não apenas saúde, mas sobretudo realizar uma associação dessas práticas a afazeres do dia a dia, cotidianos, andar em suas casas com luzes apagadas, dirigir um veículo com mais eficácia em decorrência da utilização bilateral de movimentos complexos, despertando sentidos até então pseudoinertes (audição, equilíbrio, olfato, tátil-motor). Em contraponto, estimular a observância de responsabilidade com o outro, levá-los a refletir sobre a importância do respeito à lei, como exemplo, não dirigir sob efeito de álcool, haja vista que esses são os indutores que comprometem à saúde de motoristas e pedestres. Despertar na adolescência o sentimento crítico e contextualizado, numa forma de ensinar diferente (flexquest) multidisciplinar, leva os discentes a se motivarem às aulas de Educação Física. Ao final aos discentes do grupo controle, foram disponibilizadas 28 (vinte e oito) vagas, para reforçar e avaliar os conteúdos ministrados, realizando uma interação com atletas da equipe pernambucana de basquete em cadeiras de rodas, e os registros do evento, foram feitos com smartphones e deles socializados, e os dados tabulados comprovaram a hipótese.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATRAVÉS DA PRÁTICA ORIENTADA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4354