O CULTO DO CORPO E A ARTE DA EXISTÊNCIA
Palavras-chave:
corpo, Educação Física, FilosofiaResumo
Este artigo trata da concepção do corpo contemporâneo, sua construção e sua dinâmica, bem como sua dimensão enquanto agente das relações sócioculturais pensada a partir da inserção do corpo, significante e significado, no contexto da Educação Física. Procuramos demonstrar que há um espaço de discussão aberto no que diz respeito à concepção filosóficohistórico- cultural da compreensão de corpo, no momento atual, em que há tanta notoriedade as várias formas “alternativas” de trabalho corporal, tais como o Yoga e várias técnicas, ditas técnicas corporais globalísticas. As idéias de saúde e beleza do corpo são valores inspirados nos ideais gregos - traçando uma trajetória da Educação Física Brasileira no séc XX, de forma a marcar os limites do corpo mediante sua ideação e a realidade, para em seguida questionar sua valoração mediante a filosofia dos valores de Nietzsche, apontando, por fim, a possibilidade de uma discussão a partir daquilo que denominamos como o culto do corpo e da arte da existência. As reflexões apontam num sentido O Culto do Corpo, enquanto revelador de uma crise, a crise do corpo contemporâneo. De forma diversa à idéia do pensamento clássico, a construção do corpo contemporâneo é permeada pela necessidade de se ter um determinado corpo para se deixar de ser. Aqui a referência é o mito da pós-modernidade que, no sentido nietzcsheneano, possibilita a reconstrução permanente do corpo, em sua forma conceitual. Sob essa ótica, entendemos que o dinamismo da re-construção do corpo constitui-se na Arte da Existência, termo que tomo emprestado de Michel Foucault, que em sua obra A história da sexualidade diz: “ora, é esse tema do cuidado de si , consagrado por Sócrates que a filosofia ulterior retomou, e que ela acabou situando no cerne dessa “arte da existência”.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O CULTO DO CORPO E A ARTE DA EXISTÊNCIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3805