REFLEXÕES ENTRE O “EU” REAL E O CORPO VIRTUAL “AVATAR” NO SECOND LIFE: DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO JOGO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIBERCORPO
Palavras-chave:
corpo, educação física, cibercorpoResumo
Essa pesquisa teve por objetivo analisar as dimensões do “Eu” real e do corpo virtual “Avatar” no Second Life por meio da experiência do jogo e da construção do cibercorpo. Especificamente, a proposta investigativa almejou observar o mundo virtual do Second Life e as possibilidades de interação e participação no jogo; compreender os significados do corpo “Eu” e do corpo “Avatar” no tempo e espaço do jogo a partir do diálogo entre mundo real e mundo virtual; investigar se o corpo “Avatar” também é pautado pelos princípios da racionalidade instrumental que o corpo “Eu” assume na sociedade contemporânea. Para tanto, a etnografia virtual orientou o desenvolvimento da pesquisa, contando com a inserção direta em campo dos pesquisadores no jogo por um período de seis meses. As observações foram dispostas em diário de campo e analisadas à luz das orientações etnográficas. Com isso, refletimos sobre como jogos virtuais construídos pelos sujeitos trazem implicações diretas a “ser” corpo, na vida real, pautada pela instrumentalização do sujeito e de suas ações.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
REFLEXÕES ENTRE O “EU” REAL E O CORPO VIRTUAL “AVATAR” NO SECOND LIFE: DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO JOGO E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIBERCORPO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2683