EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA INFLUÊNCIA NAS ATIVIDADES DO RECREIO ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA
Palavras-chave:
Educação Física Infantil, Recreio escolar, brincadeira, atividade lúdicaResumo
Este estudo descritivo-exploratório tem como objetivo verificar em duas escolas de educação infantil (pública e privada), a possível influência das aulas de Educação Física, nas brincadeiras realizadas no recreio escolar, com atividades de livre escolha. Um questionário foi aplicado junto a 41 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 4 e 6 anos, no recreio escolar. Os resultados apontaram que, durante o recreio escolar, as crianças da rede privada brincam muito mais com atividades realizadas nas aulas de Educação Física (com profissional habilitado), enquanto que os alunos da rede pública (sem aulas de Educação Física com profissional habilitado) brincam, na maioria das vezes, somente na pracinha ou com brinquedos no pátio. Demonstra-se, então, a importância do papel do profissional de Educação Física na escola, fazendo com que as crianças enriqueçam o seu acervo lúdico e continuem brincando nas horas livres (recreio) com as atividades desenvolvidas nas aulas, explorando e ampliando conhecimentos e habilidades.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).