EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
Palavras-chave:
Educação Física, Corpo, Saúde Mental,Resumo
Este estudo caracteriza-se como um ensaio que versa sobre Educação Física e Saúde Metal, tratando da intervenção sobre o corpo e a saúde dos usuários de um CAPS (Centros de Atenção Psicossocial). O estudo foi realizado tendo como suporte empírico um estágio curricular feito em um curso de Licenciatura em Educação Física, durante o primeiro semestre de 2009. A metodologia utilizada seguiu os princípios da etnografia, conforme a concebeu Loïc Wacquant (2002). A conclusão do estudo mostra que a Educação Física pode ter um papel relevante aos usuários dos CAPS, contribuindo para que eles construam uma postura de autonomia e de não assujeitamento quanto à sua saúde e ao seu corpo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).