O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CAMPO DE PRODUÇÃO HISTÓRICA DE CORPOS E SEXUALIDADES FEMININAS
Palavras-chave:
formação de professoras, corpo, sexualidadeResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como proposta analisar as proveniências e os efeitos produzidos, pelos discursos e práticas curriculares quanto ao corpo e a sexualidade feminina, na formação de professoras que ingressaram no curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas na década de 1970. Para alcançar o objetivo do estudo inicialmente, foi feito o mapeamento do máximo de registros escritos existentes que tratavam do currículo do curso. O referencial utilizado para análise desses documentos foi a análise de discurso de corrente francesa, que tem como um de seus principais teóricos, Michel Foucault.Tendo em vista que a produção de um currículo é marcadamente masculina, pois este reflete a epistemologia dominante, consideramos que o currículo acaba corporificando e produzindo as relações de gênero. Ele é responsável por refletir e reproduzir os estereótipos da sociedade; esses são repassados, muitas vezes, nos próprios processos de formação nas instituições educacionais. Em vista disso, algumas questões não puderam deixar de virem à tona: Era da sexualidade das alunas que se tratava quando se legislava por aulas com separação de sexos? A retórica físico-sanitária da Educação Física ao longo da história constituiu uma ideologia da saúde feminina? Como entender, por exemplo, a questão das diferenças biológicas entre os sexos se estamos acostumadas a ver reduzidos nosso corpo e nossa sexualidade apenas a anatomia humana?Nesse processo permanente de produção de identidades sexuais e de gênero, o espaço de formação, com suas práticas cotidianas, através de gestos, falas ou mesmo de silenciamentos, contribui para a manutenção das diferenças sexuais e de gênero.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO CAMPO DE PRODUÇÃO HISTÓRICA DE CORPOS E SEXUALIDADES FEMININAS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3858