ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS: REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIA, MEMÓRIAS E CULTURA ESPORTIVA
Palavras-chave:
Memória, Esporte, CulturaResumo
Este trabalho se caracteriza como um estudo que visa a refletir sobre o processo de constituição das memórias esportivas modernas, tomando como referência a experiência de organização do Acervo das Memórias Esportivas Infames (AMEI) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPEL). A proposta de organização desse acervo começou a ser gestada em 2002 com a doação para a ESEF/UFPEL de aproximadamente 10 mil volumes, realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas. Posteriormente, em 2005, com o apoio do Ministério do Esporte (Ação Rede Cedes) e do Ministério da Cultura (Ponto de Cultura Chibarro), teve início o trabalho de organização e estruturação do acervo propriamente dito. Nas atividades necessárias à preservação e à socialização do acervo - limpar, registrar, catalogar e digitalizar - nos deparamos com uma memória esportiva local, regional, nacional e internacional composta por uma riqueza de fontes orais, imagéticas e escritas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS: REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIA, MEMÓRIAS E CULTURA ESPORTIVA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3969