O PAPEL DO PROFISSIONAL DE CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Capoeira, Education, PsychomotricityResumo
Nesta breve revisão bibliográfica, o autor discorre acerca do papel que o profissional de Capoeira deve exercer uma vez desenvolvendo seu trabalho em instituições de ensino formal, em especial nos primeiros anos escolares – Educação Infantil (3 a 6 anos de idade). São abordados assuntos pertinentes ao tema, como o processo evolutivo da Capoeira dentro da educação formal, o desenvolvimento psicosocial, motor, e afetivo da criança e o papel da Capoeira neste processo; a abordagem que a Capoeira deve ter uma vez inserida dentro da escola, e a relação entre a educação, a psicomotricidade, e a Capoeira. Entende-se que o profissional de Capoeira que atua na educação formal, em especial na Educação Infantil, deve assumir o papel de mediador no desenvolvimento total da criança, respeitando o processo evolutivo natural da criança, e utilizando a Capoeira como ferramenta facilitadora deste processo - meio, e não erroneamente encarando-a como o objetivo do trabalho - fim. Para tanto, o autor entende como sendo de fundamental importância a preparação profissional, o entendimento sobre conceitos de Capoeira da escola, seus processos educacionais, e como ela pode contribuir neste processo como um todo, objetivando sempre, acima de tudo, o aprimoramento de parâmetros biofísicos, biosociais, e biopsíquicos das crianças.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-12-31
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O PAPEL DO PROFISSIONAL DE CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2010). Fiep Bulletin - Online, 81. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/98