MERGULHO E DOENÇAS DESCOMPRESSIVAS – UMA REVISÃO.
Palavras-chave:
Doenças descompressivas, Baropatias, mergulho, pescadores de lagostaResumo
Introdução: O objetivo deste estudo foi investigar as doenças descompressivas ou Baropatias nas diversas modalidades de mergulho no litoral Brasileiro, invocando atenção ao problema de saúde publica que acomete os pescadores, especificamente os de lagostas, que se utilizam dos ensinamentos ancestrais empíricos. Materiais e métodos: O método aplicado para tanto foi do tipo analítico, tendo com base de dados sites específicos, artigos, periódicos e livros, na tentativa de explicar o fenômeno. Resultados: Ficou evidenciado que o tema ao longo dos anos não vêm recebendo a atenção e muito menos polemizado da maneira como tem sido conduzido o problema. Concebe-se que a prática de mergulho, livre de acidentes depende da eficácia, do cumprimento das exigências técnicas científicas e sua adequação aos níveis de desenvolvimento dos pré-requisitos individuais. Destaca-se, ainda, que as modalidades de mergulho não são analisadas isoladamente, não havendo divergências neste sentido, e que na maioria dos estudos, só são considerados os casos onde o mergulhador tem habilitação. Conclusão: Os apontamentos indicam que a incidência de doenças descompressivas é insignificante, cerca de <1% dos mergulhadores habilitados no mundo são acometidos, no entanto, observa-se uma lacuna, que não descreve o número de casos relacionados com a pescar de subsistência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MERGULHO E DOENÇAS DESCOMPRESSIVAS – UMA REVISÃO. (2013). Fiep Bulletin - Online, 83(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2962