DERMATOGLIFIA UM INSTRUMENTO DE PRESCRIÇÃO NO ESPORTE
Palavras-chave:
dermatoglifia, gráfico radarResumo
Atendendo ao novo paradigma de treinamento desportivo que utiliza a identificação genética total do atleta a fim de determinar a melhor estratégia para o desenvolvimento de suas potencialidades esportivas, a dermatoglifia apresenta-se como uma ferramenta de alta tecnologia que faz uso da análise das impressões digitais (ID), caracterizadas como um marcador genético de amplo espectro, para identificar as qualidades e deficiências físicas do atleta. Da mesma forma, o tipo de fibra muscular apresenta um alto nível de correlação com as características físicas herdadas. Com base nos resultados da dermatoglifia, o treinador e o atleta aperfeiçoam o cronograma de preparação a médio e longo prazo.O gráfico radar, de Fernandes Filho, constitui um importante instrumento na prescrição do treinamento, possibilitando a identificação do momento atual do atleta, ou da equipe, com os pontos fortes e fracos para o desempenho. Neste trabalho, os resultados do estudo realizado por Silva Dantas (2004) são apresentados, sob este formato de gráfico, e ilustram o perfil dermatoglífico das qualidades físicas básicas e “somatotípicas” para praticantes de futebol de salão brasileiro de níveis de rendimento alto, médio e baixo. Também são apresentadas considerações acerca dos resultados obtidos e de suas correlações.Segundo o artigo, os estudos sobre o perfil dermatoglífico no Brasil são numerosos e abrangem atividades tais como o voleibol, o basquete, o caratê, o boxe, o vale-tudo, a ginástica olímpica, o handebol, o triátlon, o futebol de campo, de areia e de salão, o bodyboard, o surfe, o atletismo e outros, que tiveram seus resultados ilustrados em uma tabela constante do trabalho.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DERMATOGLIFIA UM INSTRUMENTO DE PRESCRIÇÃO NO ESPORTE. (2012). Fiep Bulletin - Online, 74(2-3). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2630